quarta-feira, 8 de setembro de 2010

De Sabugal: Natália Bispo


Foto Retirada da Capeia Arraiana

Natália Bispo é uma sabugalense que tive o prazer de conhecer há cerca de dois anos atrás.Estava a iniciar o trabalho de investigação, que deu origem ao Livro “Aldeias Históricas de Portugal -Guia Turístico”.Conheci--a através da sua casa, a Casa do Castelo. Entrei lá com o intuito de saber mais sobre a região e em particular sobre Sortelha, a Aldeia Histórica que se encontra inserida no Concelho de Sabugal. Sem me conhecer de lado nenhum, abriu as portas da sua casa e do seu coração. É uma honra para mim poder partilhar com todos os meus leitores a história da Natalinha e da sua luta diária para manter esta casa tão especial.


Em 2007, Natália Bispo viu o seu novo espaço a abrir, finalmente, as suas portas. Nem podia acreditar, não depois de tantas surpresas que a casa lhe tinha dado:

A casa estava degradada e necessitava de obras, quando a comprou. Com um projecto aprovado e apoiado pelo FEOGA Leader+, tudo estava a postos para remodelar a casa, pedra sobre pedra, para  receber aí os turistas e promover a região. À medida que avançavam os trabalhos, algo de surpreendente aconteceu. Encontraram várias relíquias: uma ara romana e um vestígio que se pensa tratar-se de um “Aron Ha Codesh” judaico (armário da lei), provavelmente do séc. XIV. Seria um local de oração para os judeus, onde também guardavam o “Torah” (Livro da Lei). Nasceu a hipótese de ter sido uma casa de cristãos novos ou até mesmo uma sinagoga camuflada, que merece ser estudada por peritos e admirada por toda a comunidade. A emoção foi grande com essas grandes descobertas.

Dessa forma Natália descobriu que tinha em mãos um espaço único com um valor e importância histórica incalculável. Para além das lembranças, peças de artesanato, velharias e dos livros, expõe belíssimas peças de museu e ainda dispõe de um simpático restaurante, que serve apenas por marcação. Em poucos meses transformou-se numa referência cultural para a Cidade de Sabugal e para a Região: são muitos os turistas que se deslocam ao Sabugal para verem o armário da lei.

Na próxima semana vamos descobrir o que a motivou para abrir um projecto desta natureza e como foi o seu percurso de vida até aqui.

Até lá, para saber mais sobre a Casa do Castelo, consulte aqui o site oficial Se está muito curiosa e não aguenta até à próxima semana para saber mais da sua história,, sempre pode deslocar-se até Sabugal para conhecer a Natália pessoalmente.

Sem comentários: