quinta-feira, 26 de março de 2009

Carta aberta da Avaaz : Campanha de petição de prevenção à AIDS/SIDA

Caros amigos,
Em sua primeira visita ao continente africano, o Papa Bento XVI disse “[A AIDS/SIDA]não pode ser superada através da distribuição de preservativos, o que apenas agrava o problema”.A afirmação do Papa contradiz estudos sobre prevenção à AIDS/SIDA e significa um enorme retrocesso para décadas de trabalho em educação e conscientização.

O Papa tem uma influencia moral poderosa sobre mais de 1.1 bilhões de católicos no mundo todo, e com 22 milhões de infectados pelo vírus do HIV na África, estas palavras podem afetar dramaticamente a epidemia colocando milhões de vidas em risco.

Assine nossa petição pedindo para o Papa apoiar, ao invés de desdenhar métodos comprovadamente eficazes de prevenção à AIDS/SIDA.
http://www.avaaz.org/po/pope_benedict_petition/97.php/?cl_tta_sign=c4de03ee2d484734b3178c533987a580

Isto não é uma disputa religiosa, e sim uma questão séria de saúde pública.

Devemos respeitar a opinião pessoal de católicos e pessoas de todas as religiões. O compromisso do Papa por uma cultura de fidelidade e respeito pode ser útil na prevenção, mas apenas se for complementada pelo uso de preservativos.

A igreja Católica contribui enormemente ao serviço social, incluindo o cuidado dado a pessoas vivendo com AIDS/SIDA.

Porém a afirmação do Papa de que a distribuição de preservativos não é um método efetivo de prevenir a AIDS/SIDA não é compatível com estudos científicos sobre o tema. Esta afirmação é falsa e poderá ter conseqüências mortais.

A verdade é que o HIV e AIDS/SIDA podem ser prevenidos sim pelo uso de preservativos. Não há uma solução fácil para impedir a disseminação desta doença trágica, mas preservativos e educação são comprovadamente o melhor método para prevenção e que não levam ao comportamento de risco.

Por isso que até mesmo padres e freiras trabalhando na África têm questionado o discurso do Papa. Nós não podemos pedir que a Igreja Católica mude sua posição mais ampla neste assunto, mas estamos pedindo que o Papa pare de falar abertamente contra as estratégias de prevenção que funcionam. É importante que pessoas de todas as religiões, especialmente os católicos, digam ao Papa que é necessário ter cuidado em relação à este assunto. Assine abaixo e depois encaminhe este alerta para seus amigos e familiares – esta petição pode realmente salvar vidas:http://www.avaaz.org/po/pope_benedict_petition/97.php/?cl_tta_sign=c4de03ee2d484734b3178c533987a580

25 milhões de pessoas no mundo todo já morreram e 12 milhões de crianças se tornaram orfãs devido a esta terrível doença. Se um número grande de pessoas participarem deste apelo, poderemos vencer uma importante batalha por um mundo sem AIDS/SIDA.

Com esperança, Ricken, Alice, Ben, Graziela, Iain, Brett, Paula, Pascal, Luis, Paul, Veronique, Milena e toda a equipe Avaaz

PS – Nós consultamos uma mostra de 20.000 membros da Avaaz antes de enviar esta campanha. Mais de 90% das pessoas que responderam apoiaram a campanha, dentre eles 75% de membros católicos aprovaram a campanha.

******** *********** ********
Eu já assinei a petição . E tu?

5 comentários:

Unknown disse...

suzana - moro num lugar bem diferente do seu - trabalhei com saude publica nos locais mais miseraveis do brasil - desculpa eu falar assim mas o papa e a igreja catolica sao instituiçoes criminosas. a AIDS somente pode ser evitada com a fidelidade mas no mundo de hoje onde todos transam com todos isso é impossivel- um outro detalhe amiga:
na hora H ninguem usa preservativo - a africa esta no caos e os miseraveis do brasil (40% da populaçao tambem) - existe um detalhe que ninguem fala
Higiene - as pessoas desconhecem o banho diario ou escovar dentes...fica dificil - sabemos que um investimento em massa na pesquisa pode ajudar a resolver este problema mas os paises mais afetados jamais vao dar lucros a industria farmaceutica. com pessoas como o papa e os catolicos somente a força funciona - a mesma força que eles usaram para escravizar e atrasar o nosso planeta.
abraços

Susana Falhas disse...

André: è essa triste realidade que devemos combater de alguma forma, começando com esta petição!

Um abraço, susana

Ester disse...

Muito interessante essa petição!!

Sim, um grande começo, um grande passo!!


Passando para deixar um beijo e desejar uma linda semana pela frente!


abs amiga!

Anónimo disse...

Susana,

obrigado pelo banner da TERTÚLIA, e por ajudar a divulga-la!

Bjs

Mírian Mondon disse...

Oi Susana,

Tem um COMUNICADO URGENTE no meu blog! Avise seus amigos, estou tentando avisar a todos que me acompanham!

Abraços