quinta-feira, 26 de março de 2009

Carta aberta da Avaaz : Campanha de petição de prevenção à AIDS/SIDA

Caros amigos,
Em sua primeira visita ao continente africano, o Papa Bento XVI disse “[A AIDS/SIDA]não pode ser superada através da distribuição de preservativos, o que apenas agrava o problema”.A afirmação do Papa contradiz estudos sobre prevenção à AIDS/SIDA e significa um enorme retrocesso para décadas de trabalho em educação e conscientização.

O Papa tem uma influencia moral poderosa sobre mais de 1.1 bilhões de católicos no mundo todo, e com 22 milhões de infectados pelo vírus do HIV na África, estas palavras podem afetar dramaticamente a epidemia colocando milhões de vidas em risco.

Assine nossa petição pedindo para o Papa apoiar, ao invés de desdenhar métodos comprovadamente eficazes de prevenção à AIDS/SIDA.
http://www.avaaz.org/po/pope_benedict_petition/97.php/?cl_tta_sign=c4de03ee2d484734b3178c533987a580

Isto não é uma disputa religiosa, e sim uma questão séria de saúde pública.

Devemos respeitar a opinião pessoal de católicos e pessoas de todas as religiões. O compromisso do Papa por uma cultura de fidelidade e respeito pode ser útil na prevenção, mas apenas se for complementada pelo uso de preservativos.

A igreja Católica contribui enormemente ao serviço social, incluindo o cuidado dado a pessoas vivendo com AIDS/SIDA.

Porém a afirmação do Papa de que a distribuição de preservativos não é um método efetivo de prevenir a AIDS/SIDA não é compatível com estudos científicos sobre o tema. Esta afirmação é falsa e poderá ter conseqüências mortais.

A verdade é que o HIV e AIDS/SIDA podem ser prevenidos sim pelo uso de preservativos. Não há uma solução fácil para impedir a disseminação desta doença trágica, mas preservativos e educação são comprovadamente o melhor método para prevenção e que não levam ao comportamento de risco.

Por isso que até mesmo padres e freiras trabalhando na África têm questionado o discurso do Papa. Nós não podemos pedir que a Igreja Católica mude sua posição mais ampla neste assunto, mas estamos pedindo que o Papa pare de falar abertamente contra as estratégias de prevenção que funcionam. É importante que pessoas de todas as religiões, especialmente os católicos, digam ao Papa que é necessário ter cuidado em relação à este assunto. Assine abaixo e depois encaminhe este alerta para seus amigos e familiares – esta petição pode realmente salvar vidas:http://www.avaaz.org/po/pope_benedict_petition/97.php/?cl_tta_sign=c4de03ee2d484734b3178c533987a580

25 milhões de pessoas no mundo todo já morreram e 12 milhões de crianças se tornaram orfãs devido a esta terrível doença. Se um número grande de pessoas participarem deste apelo, poderemos vencer uma importante batalha por um mundo sem AIDS/SIDA.

Com esperança, Ricken, Alice, Ben, Graziela, Iain, Brett, Paula, Pascal, Luis, Paul, Veronique, Milena e toda a equipe Avaaz

PS – Nós consultamos uma mostra de 20.000 membros da Avaaz antes de enviar esta campanha. Mais de 90% das pessoas que responderam apoiaram a campanha, dentre eles 75% de membros católicos aprovaram a campanha.

******** *********** ********
Eu já assinei a petição . E tu?

5 comentários:

André Luís Leite disse...

suzana - moro num lugar bem diferente do seu - trabalhei com saude publica nos locais mais miseraveis do brasil - desculpa eu falar assim mas o papa e a igreja catolica sao instituiçoes criminosas. a AIDS somente pode ser evitada com a fidelidade mas no mundo de hoje onde todos transam com todos isso é impossivel- um outro detalhe amiga:
na hora H ninguem usa preservativo - a africa esta no caos e os miseraveis do brasil (40% da populaçao tambem) - existe um detalhe que ninguem fala
Higiene - as pessoas desconhecem o banho diario ou escovar dentes...fica dificil - sabemos que um investimento em massa na pesquisa pode ajudar a resolver este problema mas os paises mais afetados jamais vao dar lucros a industria farmaceutica. com pessoas como o papa e os catolicos somente a força funciona - a mesma força que eles usaram para escravizar e atrasar o nosso planeta.
abraços

Susana disse...

André: è essa triste realidade que devemos combater de alguma forma, começando com esta petição!

Um abraço, susana

€ster disse...

Muito interessante essa petição!!

Sim, um grande começo, um grande passo!!


Passando para deixar um beijo e desejar uma linda semana pela frente!


abs amiga!

Eduardo P.L disse...

Susana,

obrigado pelo banner da TERTÚLIA, e por ajudar a divulga-la!

Bjs

Mírian Mondon disse...

Oi Susana,

Tem um COMUNICADO URGENTE no meu blog! Avise seus amigos, estou tentando avisar a todos que me acompanham!

Abraços