quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como me tornei "blogguer"! (primeira parte)

Sou blogger há cerca de dois anos. E posso dizer que, não foi fácil, para quem pouco mexia nessas coisas de emails, internet, a ideia de poder escrever e postar facilmente textos na internet sem a ajuda de informáticos ou de terceiros, agradou-me imenso.
Fiquei verdadeiramente viciada do teclado… quantas vezes ia dormir a pensar nos bloggers…não só de blogues, mas de tudo o que tinha a ver com comunicação virtual em rede.

E o culpado disso tudo foi um grande amigo e colega de faculdade, também ele um bloguista daqueles que não tem papas na língua, no que toca a criticar o verdadeiro estado em que vive mergulhado o país. Trata-se do José Carreira, do blogue “Cegueira Lusa”. Foi ele que me ensinou a criar o meu primeiro blogue : “Susitour, com Olho de Turista” .

Nessa altura ele sabia que tinha enveredado pela área da Promoção Turística e aconselhou-me a criar um blogue, para obter feed-back junto do público em geral.

Entrei num mundo que até aí não imaginava existir. Poder entrar em contacto com outras pessoas, incluindo do outro lado do mundo, a uma distância de um clique, tornava-se aliciante essa tarefa. Graças ao blogue conheci imensa gente, que de outra forma seria improvável algum dia tomar conhecimento delas.

De repente passei de um para quatro blogues. Agora perguntam-me vocês: Porquê tantos Blogues?
Para ter uma desculpa lá em casa? Para entupir os canais da net? Errado!

Descobri que o bloggers era um mundo cheio de possibilidades, em que de dia para dia nasciam blogues novos, com variados temas para todos os gostos.

Passado algum tempo, achei que o primeiro blogue não era suficiente. Tinha assuntos de outra natureza para explorar e partilhar com todos os bloguistas. Nasceu então o Clube das Mulheres Beirãs.decidi dar-lhes um lugar “ao sol”, pelo menos uma vez na vida, homenageando-as no Clube. 

No entanto, tinha outros assuntos também importantes para partilhar, que diziam respeito à minha formação e às minhas raízes : o Património, a História, a Natureza, a Cultura das nossas aldeias.


Estava a amadurecer uma ideia ligada ao projecto das Aldeias Históricas de Portugal, em que Marialva, uma das aldeias do meu coração, se encontra inserida. Localizadas em três distritos da Beira interior (Guarda, Coimbra e Castelo Branco), foram distinguidas 12 aldeias: Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Castelo Novo, Marialva, Trancoso, Sortelha, Monsanto, Idanha-a- Velha, Piódão e Linhares.

Nos anos 90 foram bastante divulgadas pelo país fora. Essa euforia depressa se converteu no silêncio. As aldeias corriam um grande risco de caírem no esquecimento. Achei que poderia fazer algo por elas, criando um blogue, sobre as suas gentes, as tradições e a sua História. Esse blogue ensinou-me imenso: para além daquela que já conhecia desde pequena, descobri as outras aldeias, que me prenderam a atenção, no primeiro minuto. A interacção com as pessoas que seguiam este blogue, incluindo do Brasil, motivaram o meu trabalho, feito por amor “à camisola.”


( na próxima semana continuamos)

Sem comentários: