quarta-feira, 16 de junho de 2010

FOTOREPORTAGEM - ENCONTRO DE BLOGGERS E LANÇAMENTO DO LIVRO "ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL - GUIA TURÍSTICO"













À chegada ao Centro Cultural de Trancoso, os bloguistas estavam bem dispostos e juntaram-se para receberem as pastas com a documentação necessária para o Encontro de Bloggers que iria decorrer a seguir.












Sentados confortavelmente, os nossos amigos estavam ansiosos pelo começo do Encontro. A Susana Falhas fez as honras da casa e abriu a sessão com uma intervenção emocionante sobre os seus primeiros passos na grande aventura da Blogosfera e os motivos que a levaram a continuar essa viagem virtual. De seguida, passou a palavra ao bloguista Acácio Moreira sobre a sua amada aldeia Carvalhal do Sapo, o Concelho de Góis e o Vale do Ceira. Quando o nosso amigo acabou o seu relato, a assistência sentia um ratinho no estômago. Passavam poucos minutos das 11 horas da manhã, era altura da degustação da manhã na sala "O Magriço" do Hotel Turismo de Trancoso 4*, onde aguardavam as tão aclamadas iguarias do estabelecimento Avenida Regional (Trancoso).


De volta ao Centro Cultural, retomou-se a sessão com a exposição intitulada "Terras do Forcão" de José Carlos Lages e Paulo Leitão Batista, a dupla da administração do blog Capeia Arraiana; veio a vez do bloguista-realizador Luís Silva com o seu fabuloso documentário "Os Últimos Moinhos" e a importância do cinema na promoção das regiões do Interior. De repente, uma surpreendente visita: António Galante, um fervoroso representante da vila de Idanha-a-Nova! Chegou para nos encantar com as belezas da região da Beira Baixa, onde se situam duas das doze aldeias históricas de Portugal: Idanha-a-Velha e Monsanto.



Por último, exprimiu-se uma grande mulher beirã (bem conhecida do Clube das Mulheres Beirãs, pois já foi nossa entrevistada): Eugénia Santa Cruz. Esta menina, natural de Cortecega (Concelho de Góis) expressou toda a sua paixão pela sua terra e todas as acções feitas para que esta esteja sempre "em movimento".




Ouvem-se aplausos! A Eugénia recebe um lindíssimo ramo de flores, prenda da Olho de Turista. Porquê? Ora, porque fez anos na véspera do evento e merece também toda a nossa consideração. Elevem-se então as vozes para entoar a canção de Parabéns à bloguista Eugénia Santa Cruz e à celebração do 1º aniversário da Blogagem Colectiva do blog Aldeia da minha Vida.

O sino da Igreja tocava 1 badalada: 13 horas. O restaurante "Quinta da Cerca" do Hotel Turismo de Trancoso 4* convidava todos os participantes a dirigirem a sala de refeições para o delicioso almoço-convívio. Sabe o que escondia esses caldeirões de barro preto e as caixinhas de inox? Uma sublime canja de galinha e um suculento cozido à portuguesa à moda de Trancoso, tudo isso acompanhado por pãezinhos caseiros e vinho tinto local. Todos estavam com água na boca... Ui... e quando provamos o pudim de maçã, doce típico da cidade? Fizemos fila, pedindo mais.

E finalmente, pelas 16h00, o momento pelo qual todos esperavam: o lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico"! Júlio Sarmento, presidente da Câmara Municipal de Trancoso, fez-nos a honra de inaugurar a gala, agradecendo a escolha da sua cidade (e simultaneamente uma das 12 aldeias históricas de Portugal -AHP) como local para a apresentação pública de uma obra tão nobre e de extrema relevância para a divulgação da Beira Interior.


Susana Falhas, autora do livro, agradeceu ao edil trancosense e contou-nos comovida como uma bela manhã de Carnaval mudaria o rumo da sua vida, levando-a numa odisseia pelas AHP. Antes de passar a palavra ao Serafim Faro, seu marido e sócio na empresa Olho de Turista, congratulou toda a equipa que a ajudou na concepção e produção do guia.


Tal como prometido, às 17h15, todos prosseguiram caminho até a sala D. Dinis do Hotel Turismo de Trancoso 4* para petiscar os apetitosos produtos regionais da Casa da Prisca (Trancoso) e dos Sabores da Geninha (Figueira de Castelo Rodrigo).


E para terminar o dia em beleza, partimos para a visita guiada à aldeia histórica de Trancoso.



Na manga, tinhamos outra surpresa para os presentes: entrar no Castelo de Trancoso, há tanto tempo encerrado ao público e reaberto há poucos dias. Despedimo-nos, prometendo que haverá outro encontro para o ano. A aldeia eleita será...? É segredo ;)














11 comentários:

Pitanga Doce disse...

O meu comentário é o mesmo de quando soube do Encontro de Bloggers.

Buááááááááááááááá´!

Helena Teixeira disse...

Olá Pi!
Pois, chora agora...lol...Devias era ter entrado num avião para cá. Assim poderias ter-te divertido connosco no Encontro de Bloggers e tudo :)

Jocas gordas
Lena

Anónimo disse...

Oooooh!Infelizmente,não consegui mudar de turno e tive de trabalhar.Mas posso ver pelas imagens e pelo texto o quanto divertido e agradável foi o evento.Quem sabe para o ano se houver,consigo ir.
Parabéns a todos pelo evento.
Já comecei a ler o livro e estou a adorar.

Beijos
Liliana Rito

Zé Povinho disse...

Deve ser um livro interessante, que eu vou comprar com toda a certeza. Num outro espaço vi iniciativas que são perto das minhas raízes, Carregal do Sal (Beira Alta) e vou estar atento, que nestas férias é para lá que eu vou.
Abraço do Zé

Anónimo disse...

Boa noite à Leninha e a todos que entram aqui.

Conheço relativamente bem Trancoso,mas já lá não vou à 2 anos e tal,e da última vez que fui,fiquei triste porque o Castelo estava fechado,e como sou de lá perto,na minha próxima ida à minha terra,passaria por lá para entrar mesmo no Castelo.
Podem dizer-me por favor,se continua aberto,ou se foi só naquela altura de aniversário do blog?

Desde já o meu obrigada,se me puderem dar esta informação.

Saudações

Helena Teixeira disse...

Olá!
Sim,o Castelo está aberto.Convém ligar para o posto de turismo porque tem horário.Mas está aberto ao público desde o dia 27 de Maio.
Boa visita :)

Jocas gordas
Lena

amitaf disse...

Boa noite Leninha.
Muito obrigada pela informação,sobre a abertura do Castelo de Trancoso.

"Preciso"muito de aliviar ideias,de me distrair,e acho que uma visitinha a Trancoso,e em especial ao Castelo,que nunca vi por dentro,me irão fazer muito bem.

Já havia muito tempo que não vos vinha visitar,e estou a gostar de regressar.

Beijinho grande.
Fátima

Helena Teixeira disse...

Olá Fátima!
Fico muito contente que esteja de regresso :)
Faz muito bem em querer ir dar 1 passeio e arejar. Está sol, o Verão começa hoje, aproveite!

Jocas gordas
Lena

Sandra disse...

Pelo visto, foi uma linda festa.
Parabéns meninas.
A Susana, estava linda.
Nossa!!!
Parabéns pelo evento, meninas.

Dei uma passadinha no olho do Turista, mas não tem como postar comentario. Gostei da postagem..
Um grande abraço.
Sandra

Sandra disse...

Retribuindo o seu carinho e respondendo o sua pregunta.
Quanto a questão da coletiva vou te avisar sim.
Se vc. perceber na lateral dos blog da interação de amigos, estam todos linkadas os que são do Mensaal, semanl, e quinzenal, onde fala conversa...coletivas.
Venha e veja. Basta clickar e vc irá direto aos blogs..
Vamos participar destas.
Sandra
um grande abraço. logo vou lá ver a sua..
tem portugal e brasil na curiosa..
passe lá e deixe o seu palpite.

Sandra disse...

Retribuindo o seu carinho e respondendo o sua pregunta.
Quanto a questão da coletiva vou te avisar sim.
Se vc. perceber na lateral do blog da interação de amigos, estam todos linkados os que são do Mensal, semanal, e quinzenal, onde fala conversa...coletivas.
Venha e veja. Basta clickar e vc irá direto aos blogs..
Vamos participar destas.
Sandra
um grande abraço. logo vou lá ver a sua..