quarta-feira, 9 de junho de 2010

OS SABORES DA BEIRA INTERIOR

Esta semana, o blog da Aldeia pensou em abrir-lhe o apetite ao divulgar os prazeres gastronómicos da região de Trancoso. Algumas destas iguarias vão estar ao seu alcance no duplo evento “Encontro de Bloggers / Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. No dia 10 de Junho, terá ao seu dispor duas degustações de produtos regionais (às 11h15 e às 17h30). Ora vejamos este fragmento do guia que nos faz um retrato dos deliciosos sabores trancosenses:


“(…) Trancoso não foge à regra no que diz respeito à sua gastronomia. Com receitas milenares ou conventuais, consegue enfeitiçar qualquer paladar mais caprichoso. Com a colher de pau na mão, vejamos o que esconde o nosso caldeirão: enguias à moda de S. Bartolomeu, fumeiro variado com morcela e chouriços, bola de carne e caldeirada de Cabrito. Que essência extraordinária! Três estalares de dedos, duas pitadas de perlimpimpim e a palavra mágica: Sobremesa! Eis que surgem na mesa as ilustres Sardinhas Doces (originárias do Convento Sta. Clara), uma Bola de Folhas, uma Bola de Ovos (folar), um Bolo de Castanhas e o Doce Lavagas de Sebadelhe da Serra. Será real ou alucinação? Só vai saber se der uma trinca! (…)”, em Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico, Olho de Turista, 2010, pág. 77

Nas comemorações do dia de Camões, iremos apresentar todo o esplendor da gastronomia da Beira Interior. Além do referido almoço-convívio com um menu tradicional confeccionado pelo restaurante “Quinta da Cerca”, terá ainda a oportunidade de usufruir de vários produtos típicos. Da parte da manhã, poderá apreciar a apetitosa Sardinha Doce da loja Avenida Regional (de Trancoso) e os doces e compotas dos “Sabores da Geninha” (de Figueira de Castelo Rodrigo). De tarde, poderá saborear os enchidos, os fumeiros, os patés e as compotas da “Casa da Prisca” (de Trancoso). No dia de Portugal, seja então testemunha de um acontecimento histórico, cultural e gastronómico!

Sem comentários: