quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PORTUGAL NASCEU NA BEIRA (parte 2)

Quadro: "A Criança na Sociedade"

Esse apelo artístico é tão forte que a leva a procurar uma galeria. De início, pintava em casa no pouco tempo que lhe restava, após longos dias de trabalho. “Aproveitava e inovava com a mistura de materiais. Encontrava e transformava vidro, panos, croché, fotografias e pintura. Conseguia dominar várias práticas”, exemplifica. Num momento, sente-se presa em casa, sem espaço. “Mais do que expor o meu trabalho, queria um lugar só meu, que fosse o meu mundo para me esquecer e escapar de tudo”, segreda. No Atelier do nº 10 da Avenida Eng. Engrácia Carrilho, Licínia não só mostra e vende as suas obras, como também expõe a de amigos e conhecidos, e troca quadros com outros artistas. A pintora tem igualmente um vasto leque de exposições individuais e colectivas em várias entidades camarárias, turísticas, hoteleiras e culturais. Eis algumas das localidades por onde já passou em Portugal: Coimbra, Figueira da Foz, Góis, Luso, Mangualde, Mortágua, Nelas, Porto, São João da Pesqueira, Sátão, Viseu e Vouzela. E no estrangeiro, em Espanha: Oroso (Corunha), Ciudad de Rodrigo (Salamanca) e Aranda del Duero (Burgos).
Contudo, descobrimos que a sede de conhecimento de Licínia pelas Artes vai muito mais além da Pintura. Frequentou não um, mas quatro cursos na Universidade Sénior. “Primeiro, estive em Direito para alargar os meus saberes em leis. Depois, cursei Inglês por ser uma língua fundamental actualmente. Em terceiro lugar, Literatura, um amor nutrido há muitos anos e que me valoriza a alma. E por fim, Agricultura/Jardinagem por ser uma área com a qual tenho uma ligação materna muito forte. E também por não ter a certeza de ter para sempre a possibilidade de continuar a exercer a minha profissão”, relata efusivamente. Desse modo, Licínia não ficou inactiva e fugiu ao Sedentarismo. Todos os cursos aprendidos mantêm-se vivos no seu corpo e na sua mente. “A agricultura e a pintura são dois dos passatempos que me exercitam muito. Diariamente, impregno-me deles. As minhas filhas puxam-me, comprando-me livros para eu explorar”, acrescenta. Talvez por essa união familiar e o seu intenso sentimento humano, se vislumbra em todas as suas obras, uma cara. Considerando já esse facto como uma característica sua. “Há sempre uma espécie de rosto, uma presença humano. É um pouco como se a minha pintura estivesse fortemente ligada a minha profissão”, comprova, apontando para o canto de um dos seus quadros.

(Quadro de Licínia Portugal - imagem tirada da Internet)

Mas a artista, mesmo com 74 anos bem vividos, tem sonhos. Um já realizou: foi admitida no Museu Serralves. “Já era membro da “ARA”, um grupo espanhol de pintores. Porém, a minha maior alegria foi receber o cartãozinho com o meu nome e a inscrição «artista nº 424» do Museu Serralves”. Agora restam-lhe dois desejos: o primeiro é ver crescer a sua neta de 6 anos e o segundo é expor no Museu Serralves.
Se quiser ver as pinturas de Licínia Portugal, dirija-se até ao Auditório Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, até dia 30 de Novembro.
Se por coincidência, percorrer os Caminhos de Santiago, talvez tenha a oportunidade de ver o quadro com o qual a autora vai participar. A exposição “Caminhos de Santiago” vai estar patente em diversos locais chave de Portugal e Espanha.

5 comentários:

Sandra disse...

Como é bom estarmos sempre aprendendo Helena.
Portugal é simplesmente bela.
Claro que tem seus problemas, como qualquer, cidade.

RETRIBUINDO AS SUAS VISITAS E DIZENDO O QUANTO ELAS SÃO SIGINICATIVAS PARA MIM. VENHO LHE DEIXAR UM ABRAÇO E SOLICITAR DE CORAÇÃO O SEU VOTO.

SEU VOTO É UM GRANDE PRESENTE PARA MIM.
POR ISSO CONTO COM ELE NO BLOG NECTAR DA FLOR.
LÁ VC. ENCONTRARÁ A LISTA DE PARTICIPANTE. ENCONTRE O BLOG UMA INTERAÇÃO DE AMIGOS E VOTE.
SEU VOTO É UM PRESENTE PARA MIM.
FICAREI MUITO FELIZ COM ELE.
SE VOCÊ SE EMOCIONOU COM A HISTÓRIA DE REGINA VÁ LÁ NO NECTAR E VOTE.FICAREI ETERNAMENTE GRATA PELO SE CARINHO.
SEJA O MEU PAPAI NOEL...

ESTE É O ENDEREÇO PARA VOTAÇÃO.
http://nectar-da-flor.blogspot.com/
TE ESPERO LÁ.
UM GRANDE ABRAÇO
SANDRA

Pitanga Doce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pitanga Doce disse...

Helena você está sendo convocada para ir ao Pitanga dizer o que acha do Rodrigo Santoro, como profunda conhecedora do assunto, que é. hehehe

beijos e bom fim de semana

Sandra disse...

QUERO AGRADECER O IMENSO CARINHO DEPOSITADO, NO BLOG UMA INTERAÇÃO DE AMIGOS(http://sandrarandrade7.blogspot com, E CURIOSA,(http://sandraandrade8.blogspot.com
ESTOU MUITO FELIZ COM O PRÊMIO.
GRAÇAS AO SEU CARINHO, CONSEGUI RECEBER O PRÊMIO, FIQUEI ENTRE OS DEZ.
UM GRANDE AMOR, NÃO PASSA EM VÃO EM NOSSAS VIDAS. ELES SEMPRE NOS DEIXAM MARCADAS, QUE JAMAIS SÃO APAGADAS.
SÃO COMO CICRATIZES.
POR MAIS QUE O TEMPO PASSA, AINDA FICARA O SINAL.
MUITO OBRIGADA PELO SEU VOTO.
SANDRA

Margarida Elias disse...

Precisava de saber onde fica exactamente o Sanatório de Abravezes, mesmo que já esteja desactivado. Poderá ajudar-me? Obrigada!