sábado, 18 de abril de 2009

Blogagem colectiva




Fui convidada para participar na blogagem colectiva sobre Monteiro Lobato, a propósito do dia nacional do livro infantil , comemorado hoje, dia 18 de Abril, no Brasil, dinamizada pela Vanessa.


Conheço grandes nomes da Literatura Brasileira, como o Jorge Amado, mas confesso que desconhecia Monteiro Lobato.


Fui pesquisar e tive uma grande surpresa: deveras foi um homem emblemático que fez muito pelo Brasil, em vários campos, mas há que destacar, sem dúvida o seu trabalho que desenvolveu pela literatura infanto-juvenil.



Atrevo-me a dizer, por tudo o que li sobre ele, que foi o "Pai da literatura infantil brasileira" .( Corrijam-me se estarei enganada).



Trata-se de um Homem que descobriu:

  • nas letras um instrumento fantástico para comunicar a todas as gerações ;

  • transmitir tudo o que o preocupava sobre a realidade do seu país contando histórias fantásticas que encantou e ainda encanta pequenos e graúdos ;

E eu...




... descobri que foi o autor da História do Picapau Amarelo, que eu seguia religiosamente na televisão, cá em Portugal, quando fazia parte do mundo da pequenada.




... sou da geração que teve o privilégio de acompanhar todas as aventuras de Narizinho e os seus companheiros, a querida Tia Nastácia e a inesquecível boneca Emília. Não perdia um!




...Tenho pena não ter crescido com as letras de Monteiro Lobato… infelizmente não tive a sorte de encontrar os seus livros, que certamente fizeram sonhar todas as outras crianças da minha idade .





O tempo pode não voltar atrás,mas acredito que poderei voltar a ser criança e reviver todos aqueles momentos mágicos, que só as crianças têm, quando tiver a oportunidade de descobrir esse mundo fantástico com os meus filhotes, que adoram e devoram histórias , para sonharem com elas nas suas longas noites de Inverno.


Também descobri que ainda há muito para ler e aprender com os nossos irmãos do outro lado do Atlântico , especialmente agora que vivemos em plena era da globalidade.

Aproveito esta blogosfera para fazer um apelo:

Tragam para o lado de cá a vossa cultura para partilharmos ideias
Ainda temos muito para aprender com vocês e vice-versa!




E parabéns à Ariadne por esta iniciativa!

32 comentários:

O Lacombe disse...

Susana,
tambem nao li Lobato. Vou ler agora...
Abracos,
Octavio

Susana Falhas disse...

Octávio : Seja bem vindo! Já somos dois, com vontade de ler a obra de Lobato!

Abraço, Susana

Marcos Pontes disse...

e, infelizmente, assim como você, muitos brasileiros ainda não conhecem Monteiro lobato e sua enorme importância não só para a literatura infanto-juvenil brasileira como para muitas outras questãoes nacionais no mundo dos adultos.

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Susana, que pena não haver lido Lobato!
E tem também os contos para adultos que ele deixou.
Mas ainda há tempo, tenho certeza que você vai amar!
Beijos e fique com Deus.

Beatriz disse...

Susana, Meu Lobato, foi o próprio. E acredite, todos os livros de sua série infantil que li, ainda guardo comigo: confesso que mal-tratados, sem amerecida reencadernação. Mas, as marcas do tempo neles me lembram tantas coisas. Por isso, até hoje releio algumas passagens, algumas histórias.
Não sei se o português de Portugal permitirá a vc ter amesma diversão. são línguas diferentes, eu acho. Qdo leio Saramago, por exemplo, demoro um tepo pra me acostumar com a sintaxe ..enfim, mas tente. Vale a pena.

disse...

Olá Susana,

Que prazer ter contato com vocês desse lado no mundo, principalmente porque é a terra que amo,os pais de marido eram portugueses e minha devoção por NS de fátima é grande.
Obrigada pelas palavras de carinho e pelo convite de trazermos nossa literatura a vocês.
Fiquemos sempre em contato para que possamos aprender cada vez mais.
Parabéns pela bela participação e tomara que você se encante mais ainda com Monteiro e todos os nossaos grandes e imortais escritores, eu particularmente adoro tudo o que vem da sua maravilhosa terra, afinal todos nós brasileiros temos no sangue um pouquinho de vocês.
Beijos e muito agradecida!
Venha sempre em minha casa será um grande prazer receb-la!

Renata disse...

Olá! Obrigada pela visita!

Meu Monteiro Lobato já está lá...devidamente postado!

Um beijo,

Renata.

Cristiane Marino disse...

Oi Susana!

Que bacana! Achei tão sensível e sincero o seu relato!

Nunca é tarde para ler Monteiro Lobato, ele tem essa magia de ser uma leitura para qualquer idade é muito bom. Depois me Conta o que achou!

Beijos da cris

SILÊNCIO CULPADO disse...

Bem, Susana, já somos três porque também vou procurar conhecê-lo.
Esta é a nossa grande vantagem virtual, esta capacidade de comunicarmos e transformarmos em campo útil as barreiras do nosso conhecimento.


Abraço

Susana Falhas disse...

Marcos: Nada melhor do que esta blogagem para dar a conhecer esse escritor tão especial. Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!
Abraço, Susana

Susana Falhas disse...

Elaine: Tenho a certeza que irei adorar! Seja bem vinda e obrigada pelo comentário!

Bjs ,
Susana

Susana Falhas disse...

Rô:
Seja bem vinda! Obrigada pelas palavras! Fica então combinado, vamos passar a partilhar conhecimentos e culturas entre nós, afinais tão próximas e tão diferentes!
Abraço,
Susana

Susana Falhas disse...

Cris: Que bom encontrar-te novamente por aqui! Podes crer que assim que tiver oportunidade de ler um livro de Lobato, serás a primeira a saber o que achei.

Obrigada pelo comentário e volta sempre!

Bjs, Susana

Susana Falhas disse...

Lídia:Estou a ver que com esta blogagem descobrimos o mundo de Lobato, muito pouco ou nada falado em Portugal.
Bjs,

Susana

Mari Amorim disse...

Olá!
gosto de participar de blogagens,pq podemos conhecer pessoas bacanas como você.Me visite,adore vir aqui.
beijos
Mari

Susana Falhas disse...

Compulsão Diária: seja bem vinda ao meu cantinho! Quanto a Lobato, acredito que vai ser fácil ler a sua obra. Já conheço e sou leitora de outros grandes nomes, como Jorge Amado, que consegiu conquistar-me quando leccionei Língua Portuguesa com o seu memorável "A História de Amor da Andorinha Sinhá e do Gato Malhado".
Em relação a Saramago, não me choca o facto de ter alguma dificuldade em captar a sua mensagem, isso também acontece a muitos portugueses.

Obrigada pelo comentário e partilha de ideias.

Abraço, Susana

Susana Falhas disse...

Mari: Seja bem vinda ao meu cantigo! Para além de conhecermos pessoas novas, temos a oportunidade de trocar ideias e aprender imenso ,uns com os outros!

Por isso vou já conhecer o teu blog. Até já!

Susana

Luciano A.Santos disse...

Oi Susana,

é bom falar com uma co-irmã de além mar. Mesmo sendo brasileiro li muito pouco de Lobato, embora o pouco que li tenha me impressionado bastante. Mas é como você diz, quem sabe ainda não há tempo não é mesmo? E que bom que seus pequenos têm e gostam do hábito da leitura. Estamos todos a descobrir e partilhar nossos Lobatos, e me parece que você já é o Lobato dos seus não?

Parabéns pelo post, grande abraço.

Cláudia Mello Belhassof disse...

Susana,

Que delícia ler seu comentário e seu post vindos do outro lado do Atlântico!

Beijocas!

Susana Falhas disse...

Luciano: Seja bem vindo!

De facto tens razão quando dizes que eu sou um Lobato para os meus filhotes! Eles estão numa fase que adoram os livro do Noddy, que são muito famosos aqui, no mundo da pequenada. O mais novo, que tem apenas um ano e meio, adora-o que só bebe leite, se for na caneca do Noddy! só para ver o grande impacto que os livros têm sobre os mais novos.
Tenho é pena que agora não passem na televisão o sitio do pica pau amarelo, que eu seguia religiosamente. Enquanto isso, vou ver se o descubro em livrinho, para me deliciar com os meus meninos.

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Abraço,
Susana

Susana Falhas disse...

Claudia: seja bem vinda e obrigada pelo comentário.
Abraço, Susana

APPedrosa disse...

Susana, eu também seguia o "Sítio" diariamente...tempo bom! Mas eu tive a sorte de ler Monteiro Lobato, e agora espero que a minha filha também leia. Tem coisas que nunca envelhece. Gostei de conhecer esse espaço. Abraços,
Ana Paula

Ester disse...

Oi Susana,

que interessante saber que o Sítio do Picapau amarelo passou em Portugal!

Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua infância!


bjs,

Susana Falhas disse...

Ana e Ester: Sejam bem vindas! De facto há histórias que nunca passam de moda! E o sítio é uma delas!

Obrigada às duas pela visita e comentários.

Bjs Susana

. disse...

Parabens pela postagem
excelente e completa
Abraços

Vanessa Anacleto disse...

Susana, que belo post. Muito temos a aprender com você também. A integração que eu busco ao criar estas postagens coletivas é mesmo maravilhosa.

Obrigada pela sua participação.

Anónimo disse...

Olá, Susana!

Certamente temos muitas trocas a fazer, assim como já o fazemos todo o sempre. Por aqui temos por todo o lado a influencia portuguesa, seja na comida, na arquitetura e alguns brasileiros por serem filhos diretos de portugueses, se comportam como tal.

Não leu Monteiro Lobato porém ainda é tempo. Quem sabe apresenta a vossos filhos e juntos possam usufruir da nostalgia, afinal, assistiu aos programas e tem os personagens bem vivos em sua mente.

Boa blogagem! Beijus

Unknown disse...

Su,
Monteiro Lobato é demais, pena que não pude participar dessa!
Tenha uma boa semana!
Bjos,
Paulinha

Susana Falhas disse...

Olavo, Ester , Luz de Luma e Paula: Sejam bem vindos e obrigada pelas palavras!

Um abraço a todos e voltem sempre!

Susana

Unknown disse...

Susana,
Aprendi a ler com cinco anos, e aos sete, quando entrei na escola, já havia lido toda uma coleção, nove livros, do Lobato.
Fico feliz com o interesse por este grande autor brasileiro.
Gostaria que vocês, portugueses, postasem literatura e poesias dos autores lusos modernos. Nossa cultura é a mesma, falta intercambio.
abração/humberto

Anónimo disse...

Susana,

obrigado por SEGUIR o Varal!

Volte sempre!

Vou seguir os seus!

Li muito Lobato na minha infancia! Vale a pena!

Ester disse...

Oi Susana,

Estou passando para pedir um favorzinho, se der para
vc votar no blog Esterança que está na final de um concurso,ficarei muito feliz, o link está no meu blog em minha última postagem,


agradeço de coração!

bj,