quarta-feira, 30 de junho de 2010

Chegou a hora de fazer uma pausa...


Olá a todas!

Este blogue está aberto a todas as mulheres  há ja algum tempo. Depois de terem passado tanos testemunhos de grandes mulheres, chegou a hora  de fazer uma  pausa para reflectir e discutir um pouco sobre a natureza e a razão de ser deste blogue.

 A minha ideia inicial era criar um clube, para convidar várias senhoras da beira a participarem activamente, debatendo temas variados, na óptica feminina. Os meus esforços pareciam ir em vão… face à vida activa de muitas delas, a ideia de preencher o pouco tempo livre agarradas ao computador parecia assustá-las. Compreendia bem a situação delas, mas não desisti da ideia. Tinha que as homenagear de alguma forma. A Força, a Coragem, a Determinação e a Experiência dessas mulheres tinha que ser objecto de admiração e de exemplo para todos nós.


Foi então que decidi dar-lhes um lugar “ao sol”, pelo menos uma vez na vida, homenageando-as no Clube. Ao longo do tempo passaram mulheres beirãs, de várias localidades, cheias de histórias fantásticas! A minha querida avó, há pouco tempo falecida, foi uma das primeiras privilegiadas. Empresárias, donas de casa, camponesas, médicas, professoras, entre tantas outras, mostraram o seu valor como mães, filhas, netas e, acima de tudo, como mulheres, com a partilha das suas histórias de vida.

Mas gostaria de fazer algo mais para reforçar essas homenagens.
O que acham que se poderia fazer mais pelas grandes Mulheres Beirãs?
Gostaria de receber comentários vossos a propósito disso.


Já agora, devem estar surpreendidas com as pequenas mudanças de visual aqui no clube. Gostam ?

Um grande beijinho para todas vocês!

Susana Falhas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

FOTOREPORTAGEM - ENCONTRO DE BLOGGERS E LANÇAMENTO DO LIVRO "ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL - GUIA TURÍSTICO"













À chegada ao Centro Cultural de Trancoso, os bloguistas estavam bem dispostos e juntaram-se para receberem as pastas com a documentação necessária para o Encontro de Bloggers que iria decorrer a seguir.












Sentados confortavelmente, os nossos amigos estavam ansiosos pelo começo do Encontro. A Susana Falhas fez as honras da casa e abriu a sessão com uma intervenção emocionante sobre os seus primeiros passos na grande aventura da Blogosfera e os motivos que a levaram a continuar essa viagem virtual. De seguida, passou a palavra ao bloguista Acácio Moreira sobre a sua amada aldeia Carvalhal do Sapo, o Concelho de Góis e o Vale do Ceira. Quando o nosso amigo acabou o seu relato, a assistência sentia um ratinho no estômago. Passavam poucos minutos das 11 horas da manhã, era altura da degustação da manhã na sala "O Magriço" do Hotel Turismo de Trancoso 4*, onde aguardavam as tão aclamadas iguarias do estabelecimento Avenida Regional (Trancoso).


De volta ao Centro Cultural, retomou-se a sessão com a exposição intitulada "Terras do Forcão" de José Carlos Lages e Paulo Leitão Batista, a dupla da administração do blog Capeia Arraiana; veio a vez do bloguista-realizador Luís Silva com o seu fabuloso documentário "Os Últimos Moinhos" e a importância do cinema na promoção das regiões do Interior. De repente, uma surpreendente visita: António Galante, um fervoroso representante da vila de Idanha-a-Nova! Chegou para nos encantar com as belezas da região da Beira Baixa, onde se situam duas das doze aldeias históricas de Portugal: Idanha-a-Velha e Monsanto.



Por último, exprimiu-se uma grande mulher beirã (bem conhecida do Clube das Mulheres Beirãs, pois já foi nossa entrevistada): Eugénia Santa Cruz. Esta menina, natural de Cortecega (Concelho de Góis) expressou toda a sua paixão pela sua terra e todas as acções feitas para que esta esteja sempre "em movimento".




Ouvem-se aplausos! A Eugénia recebe um lindíssimo ramo de flores, prenda da Olho de Turista. Porquê? Ora, porque fez anos na véspera do evento e merece também toda a nossa consideração. Elevem-se então as vozes para entoar a canção de Parabéns à bloguista Eugénia Santa Cruz e à celebração do 1º aniversário da Blogagem Colectiva do blog Aldeia da minha Vida.

O sino da Igreja tocava 1 badalada: 13 horas. O restaurante "Quinta da Cerca" do Hotel Turismo de Trancoso 4* convidava todos os participantes a dirigirem a sala de refeições para o delicioso almoço-convívio. Sabe o que escondia esses caldeirões de barro preto e as caixinhas de inox? Uma sublime canja de galinha e um suculento cozido à portuguesa à moda de Trancoso, tudo isso acompanhado por pãezinhos caseiros e vinho tinto local. Todos estavam com água na boca... Ui... e quando provamos o pudim de maçã, doce típico da cidade? Fizemos fila, pedindo mais.

E finalmente, pelas 16h00, o momento pelo qual todos esperavam: o lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico"! Júlio Sarmento, presidente da Câmara Municipal de Trancoso, fez-nos a honra de inaugurar a gala, agradecendo a escolha da sua cidade (e simultaneamente uma das 12 aldeias históricas de Portugal -AHP) como local para a apresentação pública de uma obra tão nobre e de extrema relevância para a divulgação da Beira Interior.


Susana Falhas, autora do livro, agradeceu ao edil trancosense e contou-nos comovida como uma bela manhã de Carnaval mudaria o rumo da sua vida, levando-a numa odisseia pelas AHP. Antes de passar a palavra ao Serafim Faro, seu marido e sócio na empresa Olho de Turista, congratulou toda a equipa que a ajudou na concepção e produção do guia.


Tal como prometido, às 17h15, todos prosseguiram caminho até a sala D. Dinis do Hotel Turismo de Trancoso 4* para petiscar os apetitosos produtos regionais da Casa da Prisca (Trancoso) e dos Sabores da Geninha (Figueira de Castelo Rodrigo).


E para terminar o dia em beleza, partimos para a visita guiada à aldeia histórica de Trancoso.



Na manga, tinhamos outra surpresa para os presentes: entrar no Castelo de Trancoso, há tanto tempo encerrado ao público e reaberto há poucos dias. Despedimo-nos, prometendo que haverá outro encontro para o ano. A aldeia eleita será...? É segredo ;)














quarta-feira, 9 de junho de 2010

OS SABORES DA BEIRA INTERIOR

Esta semana, o blog da Aldeia pensou em abrir-lhe o apetite ao divulgar os prazeres gastronómicos da região de Trancoso. Algumas destas iguarias vão estar ao seu alcance no duplo evento “Encontro de Bloggers / Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. No dia 10 de Junho, terá ao seu dispor duas degustações de produtos regionais (às 11h15 e às 17h30). Ora vejamos este fragmento do guia que nos faz um retrato dos deliciosos sabores trancosenses:


“(…) Trancoso não foge à regra no que diz respeito à sua gastronomia. Com receitas milenares ou conventuais, consegue enfeitiçar qualquer paladar mais caprichoso. Com a colher de pau na mão, vejamos o que esconde o nosso caldeirão: enguias à moda de S. Bartolomeu, fumeiro variado com morcela e chouriços, bola de carne e caldeirada de Cabrito. Que essência extraordinária! Três estalares de dedos, duas pitadas de perlimpimpim e a palavra mágica: Sobremesa! Eis que surgem na mesa as ilustres Sardinhas Doces (originárias do Convento Sta. Clara), uma Bola de Folhas, uma Bola de Ovos (folar), um Bolo de Castanhas e o Doce Lavagas de Sebadelhe da Serra. Será real ou alucinação? Só vai saber se der uma trinca! (…)”, em Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico, Olho de Turista, 2010, pág. 77

Nas comemorações do dia de Camões, iremos apresentar todo o esplendor da gastronomia da Beira Interior. Além do referido almoço-convívio com um menu tradicional confeccionado pelo restaurante “Quinta da Cerca”, terá ainda a oportunidade de usufruir de vários produtos típicos. Da parte da manhã, poderá apreciar a apetitosa Sardinha Doce da loja Avenida Regional (de Trancoso) e os doces e compotas dos “Sabores da Geninha” (de Figueira de Castelo Rodrigo). De tarde, poderá saborear os enchidos, os fumeiros, os patés e as compotas da “Casa da Prisca” (de Trancoso). No dia de Portugal, seja então testemunha de um acontecimento histórico, cultural e gastronómico!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O CONVENTO DOS FRADES FRANCISCANOS E OS MISTÉRIOS DE TRANCOSO

Esta semana, como não podia deixar de ser, apresentamos-lhe o espaço do duplo evento de 10 de Junho: O Convento dos Frades Franciscanos. Todavia, a cidade de Trancoso é um local repleto de curiosidades e enigmas. Achamos que seria engraçado revelarmos alguns aqui no blog da Aldeia. Acompanhe-nos nesta descoberta dos mistérios trancosenses…


Igreja – Convento dos Frades Franciscanos (séc. XVI, Av. Campo da Feira): Fundado em 1569, era um pequeno convento de seis celas, onde os frades levavam uma vida simples, mas com normas rigorosas, difíceis de compreender aos olhos da comunidade civil e do clero secular. Tal chegou a ser motivo de desentendimentos, levando os freis a abandonarem em definitivo o local. Da sua arquitectura, destaca-se o portal de entrada, de influência renascentista, com colunas toscanas apoiadas por bases de um só toro. Ao lado, observa-se um calvário com três das 14 Cruzes distribuídas pela cidade (Via Sacra). Do convento, ainda resta a torre original e um anexo do séc. XVIII. Foi recentemente requalificado como Auditório Municipal, onde se efectuam as sessões da Assembleia Municipal, entre outras actividades culturais (como o evento Encontro de Bloggers/Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”).
Sabia que…

…se pesquisar, existem à volta de 15 localidades com o nome de Trancoso, espalhadas pelo Mundo: Galiza, Brasil e até no México!

… no Canto VI d´Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões narrou o episódio dos 12 de Inglaterra. É uma história verídica sobre honra e cavalheirismo, protagonizada por Álvaro Vasques Coutinho, alcunhado “o Magriço” e filho do alcaide de Trancoso.

… depois da grande Batalha de Trancoso (Batalha de S. Marcos), os prisioneiros de guerra foram alimentados a “pão e laranjas”. Para reviver este momento histórico, a 29 de Maio é tradição distribuir esses alimentos às crianças, no próprio planalto onde tudo aconteceu.
… Trancoso possui uma feira que anualmente atrai multidões? É a Feira Franca de S. Bartolomeu, uma das primeiras do País, cuja carta de feira serviu para instituir outros certames como os de Coimbra, Porto ou Viseu. Na Igreja de S. Bartolomeu (hoje capela) decorreram as cerimónias das bodas reais entre D. Dinis e D. Isabel de Aragão.

… nesta cidade, nasceu Gonçalo Anes Bandarra (1500-56): Sapateiro de profissão, era sobretudo conhecido pelas suas profecias. Condenado em vida pela Santa Sé, a concretização das suas profecias, tais como o Sebastianismo e a Restauração da Independência, valeu-lhe o reconhecimento da Casa Real, após a sua morte. Naturais de Trancoso, são também: Gonçalo Fernandes Trancoso (?- 1596), o primeiro grande contista português e Fernando Isaac Cardoso (1615-1683), famoso médico judeu-converso, filósofo, cientista e escritor.

Por último, a curiosidade mais insólita: o Padre Costa de Trancoso teve 299 filhos de 53 mulheres. D. João II perdoou a pesada pena a qual tinha sido condenado.